segunda-feira, 18 de julho de 2011

Semana Santa na Cidade de Goiás


A Semana Santa na Cidade de Goiás é uma das mais belas representações da morte e ressurreição de Cristo. Ela acontece anualmente e retrata o sofrimento de Jesus ao dar sua própria vida em favor dos nossos pecados, para que tenhamos mais vida e dignidade.

O evento mais marcante é a Procissão do Fogaréu que acontece na quarta-feira (20/4), às 23h59. A essa hora, na frente da Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, ponto de partida do trajeto, uma multidão aguarda o começo da caminhada. Entre eles, estão 40 homens altos, encapuzados, vestindo túnicas reluzentes que estendem suas tochas mais alto do que qualquer outra das 500 tochas que foram distribuídas para a multidão. Eles são os farricocos, os grandes protagonistas da perseguição e prisão de Jesus.


À meia-noite, todas as luzes são apagadas e a única coisa a iluminar o caminho são as tochas. É nesse momento que a procissão realmente começa.

Os fiéis e curiosos vão andar por cerca de uma hora, até chegar ao seu destino final: a Igreja de São Francisco. A única parada do percurso acontece na Igreja do Rosário, onde está montada uma representação da última ceia. A encenação é toda feita ao som de músicas do século 19

Na quinta-feira, as celebrações continuam com a missa do lava-pés. Durante a cerimônia, os fiéis cantam hinos do século 19. O lava-pés relembra o ato de humildade em que Cristo lava os pés de seus 12 discípulos na última ceia.

A sexta-feira em Goiás Velho é marcada por momentos como a Adoração da Cruz, o canto do perdão, o descendimento da cruz e a Procissão do Enterro. No sábado de aleluia, a população faz uma vigília durante todo o dia.

Já no domingo de Páscoa, a Procissão da Ressurreição percorre as ruas do centro histórico. Durante o dia, acontece a famosa queima do Judas.
http://www.maisgoias.com.br/noticias/cidade/2011/3/18/12063.html?A+Semana+Santa+na+Cidade+de+Goias;+veja+a+programacao

domingo, 17 de julho de 2011

FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental





"A Cidade de Goiás transforma-se, a cada mês de junho, em um grande palco, agora, para viver mais uma edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).  O festival foi idealizado por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luís Gonzaga, o Fica despontou em 1999 como marco de um novo momento da cultura em Goiás, sob a coordenação geral do cineasta João Batista de Andrade. Visava a princípio a valorização do cinema, discussão da questão ambiental, e contribuir para conquista do título de Patrimônio da Humanidade para a Cidade de Goiás, além de movimentar o setor cultural como um todo, gerar riquezas (como cultura e informação), empregos e fomentar o turismo.
Graças ao apoio e envolvimento de seus realizadores, todos esses objetivos foram alcançados em menos tempo do que se esperava. Além destas metas, o Fica  abre espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levam à mais ampla abordagem das questões do meio ambiente. Por essa linha de ação busca ainda reforçar a consciência para a melhor relação homem/natureza.
O Fica, que acontece na Cidade de Goiás, berço cultural do Estado, adquiriu solidez e independência, marcando-se como um dos mais importantes acontecimentos do calendário cinematográfico mundial. Desde a primeira edição, o festival tem descrito uma trajetória de crescimento e consolidação. Uma das causas dessa ascensão é o fato de possuir a maior premiação da América Latina no gênero: R$ 240 mil em prêmios.
Na verdade, o Fica vai além do cinema. Possui uma programação multicultural paralela, pondo em cena espetáculos que valorizam a criação musical, o teatro, a dança e literatura. O alcance e os benefícios do festival são imensos. Durante sua realização, o turismo se amplia, e com ele o número de empregos. Na velha capital de Goiás, circulam informação, cultura e pessoas interessantes de todo o mundo. Enfim, o festival avança como precioso momento em que história, cultura e meio ambiente se encontram em nome da cidadania e de uma vida de melhor qualidade para todos.”

Flores do Cerrado



 
Todas as cores presentes
amarelos atraentes
vermelhos vivos
azuis raros.

O Cerrado sorri em flores.

Verdes suaves e aconchegantes
lilases-ternura
roxo forte e contrastante,
o Cerrado florido atesta
incondicionalmente:

O Mundo sem flor é triste!

Nós, por causa das flores somos mais felizes.
Antônio Padilha de Carvalho

Do livro: "Chapada dos Guimarães, Meditação, Visual & Poesia"